Artigo: Não tenho hábito de ler!

Algumas pessoas adquirem o hábito da leitura durante a infância, e quando chegam a vida adulta já tem gostos formados, e apresentam familiaridade com os livros e seu universo. No entanto outras nunca adquiriram o hábito, isso acontece por diversos fatores, e em um determinado ponto de suas vidas se encontram perdidas e sem saber por onde começar. Se você se sente assim, e busca dicas de por onde começar a formar um hábito de leitura, esse artigo é para você!

O fato de você estar lendo esse artigo, já demonstra o seu interesse, então já começou bem, pois esse é o primeiro passo. Existem muitos meios de começar a ler, mas você precisa escolher algo que lhe interesse. A leitura deve ser prazerosa, ler forçado não é o objetivo.

Então pense em quais são seus gostos… Se você gosta de culinária, um bom começo seria começar lendo livros de receitas, blogs com dicas de preparo de alimentos, ou romances com essa temática, etc. Caso goste de assistir desenho na TV, quem sabe não seria legal ler quadrinhos? Ou mangás? Existem muitas possibilidades. Tente escolher algo que você já demonstra interesse, assim a leitura será mais prazerosa.

E quando começo a ler Machado de Assis?

Calma, um dos fatores que desestimula muitos leitores é começar a ler por algo que não está adaptado a sua realidade, a escrita de Machado de Assis apesar de muito bonita e interessante, reflete os padrões linguísticos do Século XIX. Se você não tem ainda um hábito de leitura desenvolvido, pode achar o texto chato, e abandonar o mundo dos livros por mais um tempo ainda.

Não existem regras definidas para todos, cada caso é um caso, mas comece sempre lendo aquilo que lhe dá prazer, ai com o tempo pode ir se aventurando por outros assuntos e descobrindo e conhecendo outros autores.

Acompanhar blogs, e canais literários no youtube, pode ser algo interessante, principalmente se você não tem com quem conversar sobre suas leituras, apesar do hábito de ler, ser uma atividade solitária muitas vezes, compartilhar experiências ou conhecer pessoas que tenham gostos parecidos (ou quem sabe totalmente diferentes) do seu, pode ser algo muito bom.

Caso tenha alguma experiência, ou queira compartilhar como se sente em relação ao assunto, basta deixar um comentário.

Colocarei o link de alguns canais literários do Youtube que acompanho e que dão boas dicas de livros.

Canal da Claire Scorzi:

https://www.youtube.com/user/ClaireScorzi

Canal Tatiana Feltrin:

https://www.youtube.com/user/tatianagfeltrin

Canal Isabella Lubrano:

https://www.youtube.com/channel/UCTubbc8ei3JfOBbicSJYPfQ

Boa leitura a todos!

 

4 comentários Adicione o seu

  1. Livros e Séries disse:

    Acompanho os três canais que você indicou, são realmente muito bons! Vou acompanhar o seu blog também. 😉

    Curtido por 1 pessoa

  2. Literaturando disse:

    Realmente as pessoas tem problemas com leitura, por não terem a disposição livros que estejam adequados a elas. Parabéns pelo artigo!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ellen disse:

    Muito legal o post e incentivo! Espero que as pessoas cada vez mais percebam o quanto é bom o hábito da leitura!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário