O inteligente Tom Ripley está cansado da vida de pequenos golpes e fraudes em Nova York e a oportunidade de mudar de vida surge quando é procurado pelo milionário Greenleaf, supondo que Tom seja um grande amigo de seu filho Dickie, rapaz que saiu de casa para aproveitar a vida na Europa. Tom recebe a proposta de viajar com todas despesas pagas e mais uma gratificação em dinheiro, para convencer o o jovem a retornar aos Estados Unidos e assumir os negócios da família.
Quando Ripley chega na Itália e encontra Dick, começam a desenvolver uma amizade, que aos poucos se torna doentia, fazendo com que todo o talento de Ripley seja testado.
Esse livro de 1955 é um clássico da literatura policial, além de apresentar o personagem Tom Ripley, o anti-herói que apesar de toda sua maldade, consegue seduzir o público mesmo depois de seis décadas. O livro da autora americana Patricia Highsmith possui continuações (só procure depois de ler o livro, senão terá spoilers, eu avisei!), todas publicadas pela Editora Companhia das Letras. Além de ter sido adaptado ao cinema em 1960, com Alain Delon e em 1999, com Matt Damon.
Sem dúvida um livro que prende o leitor do início ao fim, e ao mesmo tempo causa reflexões sobre ética, ambição e amizade.
(Alain Delon como Tom Ripley, 1960)
Informações Técnicas

Já vi o filme, agora falta ler o livro!
CurtirCurtir
Eu adoooro esse filme, o livro ainda não li
CurtirCurtir
Muito legal o livro e o filme! Ótimo post!
CurtirCurtido por 1 pessoa