Resenha: Testemunha de Acusação de Agatha Christie

Ainda não leu Testemunha de Acusação – Agatha Christie?

resenha-agatha-christie

Leonard Vole está sendo julgado pelo assassinato de Emily French, uma senhora rica que fez dele seu único herdeiro, sem saber que era casado. Ele alega inocência, mas o julgamento toma um rumo inesperado quando Romaine, a mulher de Leonard, se apresenta como testemunha de acusação. Publicado originalmente em 1925, “Testemunha de acusação” traz um dos enredos mais conhecidos de Agatha Christie, que foi adaptado aos cinemas, em 1957, pelas mãos do genial diretor Billy Wilder. Um drama de tribunal para se ler num fôlego só.

testemunha-de-acusacaowitness_for_the_prosecution_61443-1280x800

Resenha

Esse foi um dos raros casos em que vi primeiro o filme, para depois ler o livro. Mas engana-se quem pensa que o filme é inferior. As atuações estão primorosas com destaque para Marlene Dietrich.

Como de costume, Agatha Christie coloca a prova toda nossa habilidade de reunir provas e observação em um ambiente pouco usual na sua obra: um tribunal, durante um julgamento.

Para os leitores que não estão acostumados a ler peças, esta é uma oportunidade de começar. A leitura é rápida, possivelmente consiga ler o livro em uma tarde. Os personagens são bem construídos, e como sempre a Rainha do Crime consegue enganar o leitor, fazendo muitos queixos caírem até o final da leitura.

Recomendo a todos que ao terminarem de ler o livro, assistam o filme homônimo de 1957 para enriquecer ainda mais a experiência de leitura.

A edição que li é uma edição já esgotada da Coleção Rainha do Crime da Altaya e Editora Record. (Ainda encontrada em sites de usados e sebos)

 Link dos livros da Agatha Christie:

 

O misterioso caso de styles

E não Sobrou Nenhum

Assassinato no Expresso Oriente

Os Crimes do Monograma

Caixão Fechado

5 comentários Adicione o seu

  1. Review Books OK disse:

    Não sabia que a Agatha Christie tinha escrito peças. Parabéns pela resenha, vou procurar o livro!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Escreveu algumas peças. Obrigado pelo incentivo! Quando ler diga o que achou! 😉

      Curtir

  2. Cristina disse:

    Nossa a maratona está demais, quero ler esse livro urgente! adoro livros em ambientes de tribunais e julgamentos. Achei na internet uma edição mais recente da editora L&PM Pocket.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigado Cristina fico feliz que esteja gostando da maratona. As edições da L&PM são ótimas!

      Curtir

  3. Rapaz, eu curto muito Agatha Cristie, e já tinha ouvido falar de “Testemunha de acusação”, mas ainda não tinha lido. Deu até vontade.
    Parabéns pelo texto. Você foi coeso, coerente e instigante. Claro, dá vontade de ler o livro, haha.
    Não deixe de escrever 😉

    Curtir

Deixe um comentário