Livro
Uma mulher amedrontada fugindo com dinheiro roubado, um Motel de beira de estrada, um homem solitário e sua mãe louca. Esse é o enredo de Psicose, livro publicado em 1959 por Robert Bloch e relançado em 2013 pela Editora Darkside no Brasil.
No livro a personagem Mary Crane aproveita uma grande soma em dinheiro que lhe foi confiada por seu chefe e resolve fugir. Amedrontada e imaginando as consequências de seu ato, ela encontra na beira da estrada um Motel para descansar e ter ao menos uma noite de sono.
No Motel Bates, somos apresentados a Norman, o proprietário, um homem solitário, que cuida do local e agora de sua única hóspede: Mary Crane! O que ela não podia esperar é que uma simples noite se tornaria fatal, pois a mãe de Norman, recolhida em uma casa antiga próxima ao motel, apresenta sérios problemas, e não esta satisfeita com a presença da jovem no local.

Sem dúvida um dos livros mais assustadores escritos nos anos 1950. Robert Bloch se inspirou em Ed Gein, um assassino que apavorou toda uma geração nos Estados Unidos, e ainda hoje é considerado a fonte de inspiração para outros filmes e livros, como “O Massacre da Serra Elétrica”, “O Silêncio dos Inocentes” dentre outros.


Nota: No livro a personagem se chama Mary Crane, mas o filme o nome foi mudado para Marion Crane, após Hitchcock constatar que existiam diversas Mary Crane na lista telefônica (e que sabe um Noman solto por ai…).
Filmes
Psicose (1960)
Sinopse: Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.
Quando Alfred Hitchcock leu Psicose, não teve dúvidas que daria um bom filme, por isso comprou todas as cópias disponíveis do livro, e as trancou em um armazém, buscando, preservar o suspense e as reviravoltas que o filme (e livro) dá.
Psicose II (1983)
Sinopse: Depois de vinte e dois anos internado em um sanatório, Norman Bates (Anthony Perkins) é considerado apto para se reintegrar à sociedade. Ele então retorna à velha mansão e ao seu motel, mas algumas pessoas o consideram ainda perigoso e tentam evitar sua reintegração na sociedade.
Psicose III (1986)
Sinopse: Norman Bates (Anthony Perkins) segue no comando de seu pequeno hotel. Para ajudá-lo nas tarefas do local ele contrata Duane (Jeff Fahey), um guitarrista que topa qualquer emprego por dinheiro. Ele tem duas novas hóspedes: Maureen Coyle (Diana Scarwid), que deixou há pouco tempo o convento em que vivia, e Tracy Venable (Roberta Maxwell), uma jornalista que está preparando um artigo sobre serial killers. Logo Norman se apaixona por Maureen, mas alguém vestido como sua mãe passa a matar as pessoas que rondam o hotel, uma a uma.
Psicose IV (1990)
Sinopse: Norman Bates (Anthony Perkins) deixou a clínica mental onde estava internado, após alguns anos no local. Ele se casou com a enfermeira Connie (Donna Mitchell), que espera um filho seu. Entretanto, Norman teme que seu filho tenha os mesmos problemas mentais que ele teve. Um dia, ao ouvir um debate em um programa de rádio, onde o matricídio está em discussão, Norman resolve ligar para lá. Ele passa a contar uma série de fatos ocorridos em sua infância, envolvendo sua mãe Norma (Olivia Hussey).
Bates Motel (2013-?)
A série começou a ser exibida em 2013 e reconta a história de Norman e sua mãe, atualizados para os dias atuais. Com grande destaque para a atuação de Vera Farmiga, no papel de Norma Bates e de Freddie Highmore no papel de Norman, que consegue dar vida ao personagem e torna-lo memorável, apesar da atuação anterior marcante de Anthony Perkins no filmes.
Apesar de recriar a atmosfera do filme de Hitchock, com um ar mais atualizado, a série possui bons momentos de tensão, mas ao longo das quatro temporadas se torna um pouco repetitiva. Existe grande expectativa no entanto, para a quinta temporada, em que a série mostrará Marion (Mary) Crane, interpretada pela cantora Rihanna (não faltará voz para gritar na cena do chuveiro).
Deixe nos comentários se já leu o livro, e o que achou dos filmes!
Quem reproduzir o conteúdo sem autorização será visitado pelo Norman Bates, isso se ele já não estiver ai atrás de você…
Ainda não li o livro, mas já assisti a série e gostei. Vou pedir o livro de Natal
CurtirCurtido por 1 pessoa
Cuidado que o Papai Noel pode gostar tanto e ficar com seu livro!
CurtirCurtir
Muito massa!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostei, espero ler o livro em breve
CurtirCurtido por 1 pessoa
Leia que o livro é muito bom! além de estar em uma edição muito caprichada!
CurtirCurtir
Só vi o primeiro filme, vou procurar os outros
CurtirCurtir
AMO! poderia seguir meu blog?
CurtirCurtir
Olá, claro que sim. Muito bacana a proposta do seu blog, irei acompanhar!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado cara, muitas novidades!!!! também acompanharei o seu.. VALEEEU
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que legal! Li o post com a música de psicose na cabeça hahaha
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amo Bates Motel, série que vai ficar na minha memória pra sempre.
CurtirCurtir