FliPA: Feira Literária do Pará #2016

20161015_143158-1

FliPA #2016

A Feira Literária do Pará ou Flipa vem sendo realizada desde 2014, e cresce a cada ano, contando com mais de uma centena de escritores. Uma ótima oportunidade de aproximar os autores com o público, seja ele infantil, juvenil ou adulto. Realizada na Fox, reduto para amantes de literatura na capital Paraense, conta com um acervo variado para um público bem exigente e que busca consumir boa literatura, além de tomar um café no charmoso ambiente e bater um bom papo com os livreiros que são um show a parte.

Entrevistei os autores Salomão Larêdo e Igor Quadros. Participantes da edição 2016 da feira, gerações diferentes, mas apaixonados pelo que fazem. Salomão possui no currículo uma vida voltada a valorização do nosso estado através da literatura e Igor um dos autores da nova geração mais comentados durante o evento. Abaixo reproduzo a entrevista gravada com ambos.

Entrevista com o autor Salomão Larêdo

20161015_144348.jpg
Salomão Larêdo

Eu: Boa tarde Salomão, qual a importância da Feira Literária para o nosso Estado?

Salomão Larêdo: Boa tarde Antonio, a Feira Literária do Pará, a Flipa, tem como objetivo valorizar o que é nosso, valorizar o produtor de literatura, no sentindo que conheçamos as obras produzida no Pará, e o mais importante, na FLiPA você encontra literatura do Pará, a disposição dos Paraenses.

Eu: E qual conselho você daria a quem tem vontade de escrever um livro?

Salomão Larêdo: Penso que ler os autores e a produção literária é sempre muito importante a qualquer um, esteja começando ou não. Mas para quando você está começando, ler é sempre bem mais importante do que escrever e ler também os autores locais e a produção cultural do Pará. Quem pretende seguir a carreira de escritor uma das formas de publicar é aqui na feira, porque a feira valoriza e dá chance para um autor que nunca editou, tenha ele oito ou oitenta anos, de participar do concurso literário do Prêmio Fox-Empírio de literatura e tem a chance de publicar e divulgar o seu trabalho. Como nesta de 2016 que temos a alegria e o prazer de ver um autor novo: Ingo Müller publicar o seu romance  Corda no Pescoço, que ganhou o primeiro lugar no Prêmio Fox-Empírio de Literatura.

Entrevista Com o autor Igor Quadros

20161015_145230.jpg
Igor Quadros

Eu: Igor que está com dois livros sendo vendidos na FliPA: O Livro de Almas e Agonia, como está sendo a experiência?

Igor Quadros: Prazer participar do Antonio Pimenta Blog. Eu tenho dois livros publicados impressos e mais dois publicados em plataforma digital na Amazon e no Whattpad. O meu primeiro romance foi O Livro de Almas, que eu lancei em 2013 e conta a história de um garoto que passou a vida inteira em um hospital psiquiátrico, e quando retorna a viver em sociedade, ele descobre que o problema dele é mais sobrenatural do que psicológico e junto com a história dele, conto outras de pessoas que tem poderes paranormais: um é capaz de controlar substâncias químicas, o outro tem visão cinemática. O clímax da história é a ligação entre o protagonista e esses dois personagens.

Já na minha segunda obra, é um coletânea de contos de terror, a maioria ambientada no interior do Pará e nele eu conto histórias que remetem a aflição e a angústia como diz o título do livro. E cada conto tento passar uma reflexão para o leitor. Eu eu penso que o terror passa um sentimento forte que abre portas para a mensagem que autor quer passar e um dos contos por exemplo, é de uma idosa que vive solitária em uma casa grande, e que ouve na madrugada o choro de uma criança, e o choro vai ficando mais próximo e ela não tem para onde fugir. É nesse teor que os livros são escritos.

Eu: E qual conselho para quem tem vontade de escrever um livro?

Igor: Uma coisa que sempre falo, é você construir sua base de leitores, conhecer os seus leitores, para você começar a postar trechos de obras em redes sociais e mandar pata outros autores, além de entender como funciona o mercado editorial, esse mercado que é muito difícil mas que vale a pena.

20161015_151110.jpg
Filipe Larêdo: Editor da Empíreo
20161015_150523.jpg
A autora Roberta Spindler e seu livro A Torre Acima do Véu
20161015_151234.jpg
Livro vencedor do Prêmio de Literatura de 2016
20161015_144508.jpg
Livros para todos os gostos
20161015_144530.jpg
Livros para todos os bolsos
IMG-20161016-WA0036.jpg
Mesa da Editora Empíreo
IMG-20161016-WA0017.jpg
Walcyr Monteiro autor do livro Visagens e Assombrações de Belém (já tem resenha no blog!)
IMG_20161016_141040.jpg
Livros e Autógrafos = Muita felicidade! Em breve resenhas no Blog

Até a FliPA 2017!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. muito legal o post! Parabéns

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s