Sinopse
A história se passa na China da Dinastia Han. É uma história de uma jovem destemida e corajosa que decide colocar em risco a sua vida para salvar seu pai e sua Pátria. Quando seu país é invadido e seu pai doente é recrutado para a guerra, Mulan decide se disfarçar de homem, treinar para se tornar um bom soldado e, assim, ocupar o lugar de seu pai no exército chinês. Acompanhada por seu gentil e engraçado dragão de guarda, Mushu, Mulan treina para ser um soldado habilidoso e valente e acaba aprendendo muitas lições sobre coragem, honra e amor.

Resenha
A ambientação do filme é a China antiga, e o papel de Mulan como de outras mulheres de sua época era de ser boa esposa e cuidar do lar. Quando o exército Mongol invade e os homens são convocados para defender seu país, Mulan se vê em uma difícil escolha: Cumprir com o que era esperado por sua família e sua tradição ou ir para a guerra se passando por um homem, no lugar de seu pai velho e doente.
Para muitos de nós o filme introduziu o debate a questão de gênero ainda na década de 1990. O que torna o filme ainda mais interessante é o fato de Mulan exercer a função que era exclusivamente masculina, de uma maneira muito superior ao que os outros homens. Não tenho intenção de dar spoilers, mas eu direi apenas que o papel de Mulan é crucial, e no final vemos que o fato de ela ser uma mulher, não era algo negativo ou inferior e sim um fator decisivo para a vitória.
Outro ponto importante é que o personagem Mushu, um dragão que é encarregado de proteger Mulan por seus ancestrais (não é bem assim, mas…) tem pequena estatura comparado as estátuas de dragões do filme, mais uma vez quebrando paradigmas. Por falar nisso, o Imperador, que é uma das figuras mais sábias do filme, apresenta diversas pérolas de sabedoria ao longo da animação, demonstrando o poder da inteligência em detrimento da força física.

O par romântico de Mulan é o Capitão Lee Shang, que é responsável por treinar as tropas e ao contrário de outros filmes da Disney em que o “príncipe” salva o dia, cabe a Mulan salvar, mas de uma vez o jovem. Por essa inversão no papel clássico dos filmes de herói e princesa indefesa, o filme entra na minha lista de filmes favoritos da Disney.
Por todos esses motivos foi um sucesso de bilheteria, arrecadando $304,320,254 e sendo um dos filmes mais vistos do ano. Além de ter sido indicado a diversos prêmios como o Oscar e Globo de Ouro.
E finalmente uma boa notícia para os fãs, é que possivelmente em 2018 o filme ganhará uma versão live action, ou seja, terá atores reais nos papéis dos personagens. Vamos acompanhar!
Fontes
Filme Mulan:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulan
Para saber mais sobre a Dinastia Han:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dinastia_Han
Mulan no IMDb:
Adoro esse filme! Ótimo texto!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Xie xie Karol! O filme é muito interessante.
CurtirCurtir
Adorava a Mulan **___**
CurtirCurtir
Nunca prestei atenção em todas essas informações do filme
Parabéns por reviver minha infância
CurtirCurtir
Acompanhe que vem muita coisa boa em breve!
CurtirCurtir
Ótima resenha!!!! Adoro seu blog
CurtirCurtir
Obrigado! Fico feliz que goste 😀
CurtirCurtir
Podia fazer resenha de Toy Story?
CurtirCurtir
Existe algum livro da Mulan?
CurtirCurtir
Sim, mas são todos infantis. Bem que a Disney podia lançar um coleção com esses filmes clássicos…
CurtirCurtir
Cool
CurtirCurtir
Adoro seu blog!!!
CurtirCurtir
Antonio gostei muito do conteúdo do seu blog, vou seguir!
CurtirCurtir
Obrigado!
CurtirCurtir
Amo!
CurtirCurtir
Preciso rever!
CurtirCurtir
Um dos meus favoritos da Disney
CurtirCurtir
Um dos filmes que eu mais amo da Disney!
CurtirCurtir