Resenha [Filme]: Mulan 1998

mulan-filme

Sinopse

A história se passa na China da Dinastia Han. É uma história de uma jovem destemida e corajosa que decide colocar em risco a sua vida para salvar seu pai e sua Pátria. Quando seu país é invadido e seu pai doente é recrutado para a guerra, Mulan decide se disfarçar de homem, treinar para se tornar um bom soldado e, assim, ocupar o lugar de seu pai no exército chinês. Acompanhada por seu gentil e engraçado dragão de guarda, Mushu, Mulan treina para ser um soldado habilidoso e valente e acaba aprendendo muitas lições sobre coragem, honra e amor.

Mulan por Heather Theurer.jpg
Mulan pela artista Heather Theurer

Resenha

A ambientação do filme é a China antiga, e o papel de Mulan como de outras mulheres de sua época era de ser boa esposa e cuidar do lar. Quando o exército Mongol invade e os homens são convocados para defender seu país, Mulan se vê em uma difícil escolha: Cumprir com o que era esperado por sua família e sua tradição ou ir para a guerra se passando por um homem, no lugar de seu pai velho e doente.

Para muitos de nós o filme introduziu o debate a questão de gênero ainda na década de 1990. O que torna o filme ainda mais interessante é o fato de Mulan exercer a função que era exclusivamente masculina, de uma maneira muito superior ao que os outros homens. Não tenho intenção de dar spoilers, mas eu direi apenas que o papel de Mulan é crucial, e no final vemos que o fato de ela ser uma mulher, não era algo negativo ou inferior e sim um fator decisivo para a vitória.

Outro ponto importante é que o personagem Mushu, um dragão que é encarregado de proteger Mulan por seus ancestrais (não é bem assim, mas…) tem pequena estatura comparado as estátuas de dragões do filme, mais uma vez quebrando paradigmas. Por falar nisso, o Imperador, que é uma das figuras mais sábias do filme, apresenta diversas pérolas de sabedoria ao longo da animação, demonstrando o poder da inteligência em detrimento da força física.

Mushu-challenging-the-stone-dragon.jpg
Dragão Mushu

O par romântico de Mulan é o Capitão Lee Shang, que é responsável por treinar as tropas e ao contrário de outros filmes da Disney em que o “príncipe” salva o dia, cabe a Mulan salvar, mas de uma vez o jovem. Por essa inversão no papel clássico dos filmes de herói e princesa indefesa, o filme entra na minha lista de filmes favoritos da Disney.

o-feminismo-de-mulan.html.jpg

Por todos esses motivos foi um sucesso de bilheteria, arrecadando $304,320,254 e sendo um dos filmes mais vistos do ano. Além de ter sido indicado a diversos prêmios como o Oscar e Globo de Ouro.

E finalmente uma boa notícia para os fãs, é que possivelmente em 2018 o filme ganhará uma versão live action, ou seja, terá atores reais nos papéis dos personagens. Vamos acompanhar!

Fontes

Filme Mulan:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulan

Para saber mais sobre a Dinastia Han:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dinastia_Han

Mulan no IMDb:

http://www.imdb.com/title/tt0120762/

Anúncios

18 comentários em “Resenha [Filme]: Mulan 1998

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: