Bruxas que marcaram a minha infância

Abracadabra,  1993

496414.jpg

Sinopse

Winnie (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy) são três bruxas do século XVII, que chegam ao século XX após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Porém precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos.

HT_hocus_pocus_cast_then_jef_151027_4x3_992.jpg

Nanoresenha

O filme marcou a infância de muita gente, sendo exibido diversas vezes nas sessões que passam a tarde e repetidamente nos canais da Disney. Todo esse sucesso é devido a combinação que seria copiada por muitos programas infanto-juvenis da Disney. Crianças em aventuras, suspense light, romance, personagens carismáticos e muito humor.

Um dos pontos que mais marcou no filme é a cena em que as bruxas cantam I Put a Spell On You em uma festa de Halloween.

O filme não é de terror, apesar  de ter bruxas e um morto vivo, mas foi produzido para crianças. Possui muitos momentos engraçados, é sem dúvida diversão para a família inteira.

Mesmo tendo feito bastante sucesso, o filme nunca teve continuação (a história é fechadinha, mas…). Apesar de alguns boatos de que a continuação estaria sendo produzida, mas sem confirmação até o momento.

A Convenção das Bruxas, 1990

vlcsnap-2014-04-03-01h47m35s206.png

Sinopse

Luke, um menino de 10 anos, é levado à Inglaterra por sua avó Helga apos a morte dos pais. Ao chegarem ao hotel, descobre que uma estranha convenção acontece por ali. Ele percebe que se trata de um encontro de bruxas, no qual está se traçando planos para transformar todas as crianças do mundo em ratos. O pequeno Luke acaba sendo descoberto em uma das reuniões, se torna vitima e acaba sendo transformado em rato junto mais um menino chamado Bruno Jenkins. Mesmo nessa condição, o garoto resolve impedir – com a ajuda de sua avó e Bruno – que este plano diabólico seja colocado em prática, fazendo com que o feitiço vire contra o feiticeiro.

maxresdefault.jpg

Nanoresenha

Um dos filmes oara as crianças mais assustadores de todos os tempos! A Convenção das Bruxas (The Witches, 1990) baseado na obra de Roald Dahl, que escreveu clássicos como A Fantástica Fábrica de Chocolate.

A Bruxa de Blair, 1999

A Bruxa de Blair.jpg

Sinopse

Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.

tumblr_lavpb46hf11qzzh6g-1
Cartaz de “Desaparecidos” utilizado na divulgação do filme.

Nanoresenha

O filme foi um sucesso de bilheteria e desencadeou uma série de filmes que até hoje tentam copiar o gênero. Um dos pontos que destaco do filme, foi a sua divulgação, feita como se as filmagens recuperadas da câmera fossem reais e as pessoas estivessem realmente desaparecidas. O que me deixou anos pensando que a história realmente era real.

As Bruxas de Salém, 1996

bruxas.JPG

Sinopse

Em Salem, Massachusetts, 1692, algumas jovens fazem “feitiços”. Uma delas, Abigail Williams (Winona Ryder), tinha se envolvido com John Proctor (Daniel Day-Lewis), um fazendeiro casado, quando trabalhou para ele, mas após o fim do caso foi despedida. Assim, desejava a morte de Elizabeth Proctor (Joan Allen), a esposa deste. Elas são descobertas no seu “ritual” e, acusadas de bruxaria, provocam uma histeria coletiva que atinge várias pessoas, sendo que Abby, a jovem desprezada por John, faz várias acusações até ver Elizabeth ser atingida.

as bruxas de salem.png

Nanoresenha

O filme As Bruxas de Salem (The Crucible, 1996) que foi baseado na peça de 1953 de Arthur Miller que aborda em uma primeira camada o tema das bruxas nas Colônias Americanas, mas uma leitura atenta mostra os paralelos que o autor traçou entre a caça as bruxas que aconteceu naquele período e a que aconteceu no início da Guerra Fria.

winona ryder.jpg

Nota: Perceba que esse filme foi o treinamento para Winona Ryder fazer tantas caras e bocas em Stranger Things

Úrsula (Pequena Sereia, 1989)

journey-of-little-mermaid-ursula-concept-art.jpg

Úrsula é uma vilã muito escura e sinistra, com um perverso senso de humor. Úrsula é muito manipuladora e tem um talento para fazer as pessoas fecharam seus acordos. Ao contrário de muitos vilões da Disney, a maioria dos quais se importam muito pouco com seus seguidores, Úrsula coloca seus capangas, Pedro e Juca, antes de qualquer coisa. Úrsula trata as enguias como amados animais de estimação e se refere a eles como seus “bebês”. Quando as enguias são mortas acidentalmente por Úrsula por causa de Ariel, ela chora e leva toda sua raiva e tristeza para Ariel e tenta matá-la de uma vez por todas. Ela é conhecida por enganar sereias e tritões; ela alimenta Ariel com a mentira (ou na melhor, meia-verdade) que os homens na superfície vangloriam o silêncio nas mulheres. Na realidade, o príncipe Eric amava a voz de Ariel, e Úrsula a enganou sorrateiramente para desistir precisamente da coisa que o faria reconhecer a garota misteriosa que havia o resgatado no mar. Apesar de usar contratos para conseguir o que quer, Úrsula tem pouca consideração para seguir sua parte no trato. Isso é demonstrado quando depois que o Tritão assina pela segurança de Ariel, Úrsula diz que ela não tem escrúpulos, tentando matar Ariel.

ursula.gif

Nanoresenha

Para mim um das bruxas Disney mais assustadoras. Em breve teremos uma resenha sobre A Pequena Sereia e falarei mais sobre a personagem. (Só queria registrar o meu medo)

Bruxa Galáctica Kilza (Jaspion)

tumblr_o427c1kpry1qfxv5io1_1280

De uma família de bruxas galácticas, Kilza se caracteriza por ser uma vilã muito ousada e maldosa em seus planos. Para vencer Jaspion não mediu esforços, chegando ao ponto de envolver até crianças em seus planos. Quando ia usar seus poderes malignos ela dizia as seguintes palavras: “Berebekan Katabamda” e na execução final era “kikerá”.

kilza-o.gif

Nanoresenha

tumblr_mq4hfzvBUn1qiy7owo1_500.jpg

Uma bruxa que merece menção honrosa no post pois marcou a infância de muitos (inclusive eu) e teve momentos bem assustadores, como quando tentou roubar a alma de Jaspion.

Digam nos comentários o que acharam dessas bruxas e até a próxima.

https://www.instagram.com/antoniopimenta86/

https://www.facebook.com/antoniopimentablog/

http://www.youtube.com/c/AntonioPimenta

Quer comprar livros com desconto na Amazon? http://amzn.to/2yPsIui

79987804.jpg

Referências

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-14516/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-9130/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kilza

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-20268/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hocus_Pocus_(filme)

http://pt-br.disney.wikia.com/wiki/%C3%9Arsula

13 comentários Adicione o seu

  1. London Books Review disse:

    Não conhecia a Kilza, mas parece que ela tem estilo. Adorava o filme abracadabra. Minha fantasia de Halloween alguns anos atrás foi de Winnie.

    Curtir

  2. Meu Universo dos Livros (Jú) disse:

    E essa nota sobre a Winona Ryder?? RSRSRSRS

    Curtido por 1 pessoa

  3. Meu Universo dos Livros (Jú) disse:

    Vou compartilhar

    Curtir

  4. Canal do Jedi disse:

    Me lembro da Kilza! Kikerá rs

    Curtir

  5. andbooksb disse:

    Assisti diversas vezes Abracadabra na sessão da tarde

    Curtir

  6. Thais Felicia disse:

    Cada dia que passa sinto mais saudades da minha infância. Melhor fase da vida sem dúvidas!
    Crescer é inevitável, mas convenhamos que ser adulto é chato! Kkkk
    Parabéns pelo post!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado Thais! A nossa infância nunca nos deixa realmente…

      Curtido por 1 pessoa

  7. Daniela Mara Marinho disse:

    De todos, Jaspion foi o único que não acompanhei de perto, mas tenho tantas lembranças de todos esses títulos.

    Curtir

  8. Ellen disse:

    A convenção das bruxas me marcou muito! Esperava ansiosa a parte final hahaha

    Curtir

Deixe um comentário