Resenha: Sr. Holmes de Mitch Cullin

14597281_206431366462779_5423250656288833536_n.jpg

Esta resenha faz parte do #ProjetoBakerStreet221b em que pretendo ler livros relacionados ao personagem Sherlock Holmes, além de seus filmes, séries e outros. Deixarei os links do que já foi publicado ao final da resenha!

mr holmes filme sr holmes.jpg

Sr. Holmes de Mitch Cullin

Sinopse

Aposentado há décadas, Sherlock Holmes mora numa fazenda em Sussex, onde cria abelhas com a ajuda de Roger, o filho da empregada. Além do apiário, o velho detetive gosta de passar o tempo relembrando casos memoráveis, que ele registra diligentemente em um diário. Com isso, tenta juntar os fragmentos remotos de uma de suas aventuras mais marcantes, ocorrida há mais de cinquenta anos.

Empenhado nessa empreitada, Holmes embarca em uma viagem rumo ao Japão do pós-guerra e acaba se deparando com um novo mistério: descobrir o destino do pai de seu anfitrião no país, Sr. Umezaki. Enquanto isso, na Inglaterra, Roger explora o escritório do ilustre detetive e lê avidamente seu diário, na tentativa de entender a mente e o coração de um homem tão único.

Intercalando lembranças de relacionamentos importantes que Holmes teve ao longo da vida, seus casos de amor, as amizades e um inesperado sentimento paternal, o romance de Mitch Cullin explora o lado humano de um Sherlock Holmes colocado diante dos surpreendentes mistérios da vida e da morte, sobre os quais ele ainda não tem a menor pista. Reflexões que, na voz de Holmes, mostram o efeito indelével que o envelhecimento exerce sobre o modo como enxergamos o mundo.

Resenha

Para quem está acostumado com o personagem criado por Arthur Conan Doyle, pode estranhar o “Sr. Holmes” do livro. Com idade avançada, dificuldade de locomoção, e morando em uma propriedade rural isolada. Divide seu tempo entre a criação de abelhas, e suas lembranças, cada vez mais distantes e nebulosas.

sr holmes filme.png

O fato de Holmes estar com 93 anos me deixou ao mesmo tempo com pena, devido a todas as dificuldades que ele enfrenta devido a sua idade e com interesse, pois esse futuro do personagem não é explorado nos livros de Conan Doyle. Outro ponto interessante é que o personagem apresenta comportamentos que fizeram lembrar de pessoas com Mal de Alzheimer, mas como sou leigo no assunto não posso afirmar. Apenas estou baseando minha opinião na comparação entre o que li e pessoas que conheço que sofrem da doença.

mr-holmes.jpg

Um personagem muito interessante no livro é o menino Roger, que é filho da empregada da casa de Holmes, e apresenta grande interesse nas histórias narradas pelo detetive, como em aprender mais sobre o apiário. Todos as informações sobre abelhas e a utilização do apiário são bem interessantes e servem em um determinado momento do livro.

mr holmes movie.jpg

Após ler as 240 páginas, senti que o autor poderia ter sido reduzido para umas 200 sem perda significativa para o enredo ou para compreensão da história. Os dois casos que Sherlock Holmes se recorda e vamos tendo acesso ao longo de todo o livro, um deles na Inglaterra e outro no Japão, ambos são interessantes. (Fiquei com a impressão de que essas páginas a mais foram devido as dificuldades vividas pelo Sherlock já idoso, alguém mais achou isso?)

sr holmes filme2.png

Um momento que achei curioso é quando Sherlock Holmes faz uma observação ao cliente Japonês sobre um possível caso homossexual, e ele aponta que Sherlock passou boa parte de sua vida dividindo seu apartamento com outro homem solteiro. Achei uma resposta inesperada, e lança o questionamento sobre a sexualidade do próprio Holmes. Sempre tão dedicado ao trabalho e o aperfeiçoamento de seus métodos que sua vida amorosa ficou para um segundo plano, pouco explorado até o momento.

Como o meu objetivo não é dar spoilers sobre livro, dentro do possível, esta não será um resenha exaustiva, mas apenas um convite, para quem quiser olhar o personagem por outros olhos, em um momento diferente da vida.

O livro foi adaptado para o cinema em em 2015 e tem Ian Mckellen no papel de Holmes.

sr holmes filme poster.jpg
Arte feita com o poster do filme

Gostei da leitura do livro, principalmente por ter conseguido meu exemplar em uma promoção das lojas americanas por R$9,90.

Espero que gostem da leitura e até a próxima.

Informações Técnicas

título: SR. HOLMES

título original: A slight trick of the mind
isbn: 9788580577372
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 16 x 23
páginas: 240
ano de edição: 2015
ano copyright: 2005
autor: Mitch Cullin
tradutor: Alexandre Raposo

Links 

Apresentação do #ProjetoBakerSteet22b

https://antoniopimentablog.wordpress.com/2016/11/04/projeto-baker-street-221-b/

Resenha: Um Estudo em Vermelho de Arthur Conan Doyle

https://antoniopimentablog.wordpress.com/2016/11/11/resenha-um-estudo-em-vermelho-de-arthur-conan-doyle/

Sr. Holmes

 Um estudo em vermelho (Clássicos Zahar [bolso de luxo])

O signo dos quatro (Clássicos Zahar [bolso de luxo])

O cão dos Baskerville (Clássicos Zahar [bolso de luxo])

As aventuras de Sherlock Holmes (Clássicos Zahar [bolso de luxo])

A volta de Sherlock Holmes (Clássicos Zahar [bolso de luxo])

O Vale do Medo (Clássicos Zahar [bolso de luxo])

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Achei o livro bem interessante, parabéns pela resenha Antonio!

    Curtir

  2. Me amarrei no seu blog, achei muito lindo! Muito legal esse projeto, dos livros relacionados ao Sherlock Holmes. Estranho, porque é um personagem tão conhecido e agora que parei para pensar, nunca li nada a respeito. A sua resenha é demais, deve ser uma história interessante, um “espião idoso”! 93 anos! O filme estava em cartaz outro dia, no CCSP, perto da minha casa… mas não deu pra ir assistir, correria. 😦

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Thais, fico muito feliz com seus elogios. Desde quando li pela primeira vez, fiquei apaixonado pelas histórias de detetive. Aguardo uma mensagem sua quando ler um dos livros (sei que vai gostar). Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s