As Crônicas de Gelo e Fogo: As Profecias de Cersei

(Contém spoilers do livro Festim dos Corvos: As Crônicas de Gelo e Fogo Vol 4 de George R. R. Martin e da 5ª Temporada de Game of Thrones)

No livro acompanhamos Cersei lembrando parte dos acontecimentos do dia em que recebeu a profecia de Maggy, a Rã. Para quem não leu, ou apenas assistiu na série, acredito que o contexto não tenha ficado muito claro, por isso reproduzirei alguns trechos do livro Festim dos Corvos.

No livro Cersei é acompanhada de duas meninas Melara e e Jeyne, na série apenas de Melara. (Jeyne deixa o local antes do início das previsões). A visita a Maggy, a rã, acontece durante o torneio realizado em Lannisporto em comemoração ao nascimento de príncipe Viserys, filho do Rei Aerys II em 276 AC (After Conquest ou DC Depois da Conquista Targaryen em Português) a jovem Cesei de 10 anos de idade, estava apaixonada pelo príncipe Rhaegar Targaryen após vê-lo no torneio.

5eea3b137b2ace62c85632b9fb3c3f4b
Cersei e Melara na série
1472133_1429807242015_full.jpg
Maggy, a Rã na série

Abaixo trechos do livro com alguns comentários:

“Os olhos da velha eram amarelos e estavam envoltos por uma crosta de uma coisa nojenta qualquer. Em Lannisporto dizia-se que ela era jovem e bela quando o marido a trouxera do leste com uma carga de especiarias, mas a idade e o mal tinham deixado em si suas marcas.”

Maggy disse “Fora” para as meninas.

“-Viemos para uma profecia – disse-lhe a jovem Cersei”

Tornou a dizer “fora” para elas.

“-Ouvimos dizer que consegue ver o amanhã – disse Melara – Só queremos saber com que homens vamos nos casar.”

Falou “fora” pela terceira vez.

“A garota da cachos dourados pôs as mãos na cintura.

-Dê-nos a nossa profecia, senão vou falar com o senhor meu pai e ele mandará chicoteá-la por insolência.”

“Por favor-suplicou Melara.-Leia nosso futuro, e depois vamos embora.”

“Algumas das que aqui estão não têm futuro – resmungou Maggy com sua terrível voz profunda. Aconchegou o roupão em volta dos ombros e fez sinal às garotas para que se aproximassem. – Venham, se não querem ir. Tolas. Venham, sim. Tenho que saborear seu sangue.”

Cersei.jpg

As meninas tiveram seus dedos perfurados com uma lâmina e após colocarem o polegar ensanguentado na boca de Maggy, ela disse:

“-Pode fazer três perguntas…”

“-Quando é que me caso com o príncipe?” Disse Cersei.

“-Nunca. Casará com o rei.”

“-Mas vou ser rainha?”

GameofThrones_5x01_YoungCersei

“-Sim – Rainha será… até chegar outra mais nova e mais bela, para derrubar você e roubar tudo aquilo que lhe for querido.”

“-O rei e eu teremos filhos?”

“Oh, sim. Ele dezesseis, e você três…”

“-De ouro serão suas coroas, e de ouro suas mortalhas – E quando suas lágrimas afogarem, o valonqar enrolará suas mãos em sua pálida garganta branca e a estrangulará até roubar a sua vida.”

(Nota: Na tradução “De ouro será sua coroa, e de ouro sua mortalha” no original “Gold shall be their crowns and gold their shrouds” tive que alterar o texto para colocá-lo no plural, senão a tradução ficaria confusa e poderia mudar o sentido da profecia.)

“-O que é valoqar? Algum monstro? – A garota não gostava daquela profecia.”

“-Eu também quero três perguntas – insistiu a amiga. e quando Cersei puxou o braço. ela se libertou e voltou-se para a velha – Vou me casar com Jaime? – perguntou muito depressa.”

“-Nem Jaime, nem nenhum outro homem – Maggy respondeu. – Senão os vermes que ficarão com a sua virgindade. A morte está aqui hoje, pequena. Sente o cheiro do hálito dela? Está perto.”

“O único hálito que sentimos é o seu” disse Cersei, e pegou um jarro qualquer de poção que havia perto e atitou nos olhos de Maggy, que gritou em uma língua estrangeira e as amaldiçoou  quando fugiram da tenda.”

Anos depois Cersei contou a Taena de Myr que a profecia de Maggy se realizou: Melara se afogou em um poço no mesmo dia da profecia. (Quem sabe pela própria Cersei, com ciúmes de Jaime).

Realmente Cersei se casou com um Rei, mas não foi o príncipe Rhaegar coroado, foi Robert Baratheon, que teve muitos filhos, devido a casos frequentes de infidelidade. Enquanto Cersei teve somente três, nenhum deles do Rei, todos filhos de seu irmão Jaime.

Até o final do livro A Dança dos Dragões apenas Jofrey faleceu, Tommem e Myrcella ainda estão vivos e aguardamos o seu desfecho que deve acontecer no sexto livro. Na série os três filhos de Cersei já morreram (Até o fim da sexta temporada).

Quanto a parte da profecia que foi cortada da série, que fala do valonqar ou irmão mais novo  na tradução do alto valiriano, segundo as suspeitas de Cersei esse irmão claramente seria Tyrion, motivo pelo qual ela sempre foi hostil com seu irmão. Outra interpretação possível para o valoqar é que ele seria Jaime, seu irmão gêmeo, que nasceu um pouco depois dela. (Ou quem sabe outro irmão mais novo que ainda não fomos apresentados?)

As profecias de Cersei são muito interessantes, e após a relutância inicial de Maggy em fazê-las, podemos perceber como o destino de Melara foi selado após aquela simples pergunta sobre Jaime. É interessante especular até que ponto a profecia influenciou o destino de Cersei e o desenrolar dos acontecimentos.

cersei lannister drinking wine.gif

 

 

 

https://www.instagram.com/antoniopimenta86/

https://www.facebook.com/antoniopimentablog/

PicPay: antoniopimenta86

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s