Resenha [Graphic Novel]: Dois Irmãos

20170313_160008

dois irmãos graphic2.jpg

“Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vem, desde seu lançamento há quinze anos, conquistando novas gerações de leitores. E foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que Fábio Moon e Gabriel Bá embarcaram na missão de adaptar o romance de Milton Hatoum para uma graphic novel. Os irmãos quadrinistas vêm igualmente arrebatando fãs e trazendo uma legião de leitores às HQs. Suas obras foram publicadas em diversos países, atravessando fronteiras culturais e políticas. Preservando a força narrativa de Hatoum, esta adaptação evidencia o talento de Bá e Moon na construção de histórias que alternam entre a tragédia, a delicadeza, a brutalidade e o humor.”

dois irmãos graphic3.jpg

Resenha

Após ouvir ótimos comentários tanto sobre a obra de Milton Hatoum, quanto da Graphic Novel de Fábio Moon e Gabriel Bá, resolvi que já estava mais do que na hora ter contato com  esse material tão comentado. Nem preciso dizer que minha expectativa estava nas alturas, até pelo tema que seria abordado (brigas entre irmãos, quem nunca?), mas é claro que a obra é bem mais do que a briga entre Yaqub e Omar os dois irmãos do referido título, ela consegue passar uma panorama do Brasil (principalmente de Manaus) durante uma parte do Século XX, mostrando algumas transformações que a cidade passou, tudo muito bem colocadas no enredo, sem ser uma aula de história, mas interessante do mesmo jeito.

dois irmãos graphic1.jpg

Os dois irmãos Yaqub e Omar são gêmeos, filhos de um casal de libaneses chamados  Halim e Zana, possuem desde a infância uma relação muito tumultuada, marcada por desentendimentos e brigas, talvez por algumas escolhas da mãe em relação ao tratamento dado a cada um. Apesar da aparência (quase) idêntica, possuem personalidades distintas, Omar que acaba sendo o filho problema do casal, enquanto a vida de Yaqub segue um rumo melhor. Não pretendo contar muito mais sobre a história, pois acredito que estragaria um pouco da experiência de leitura de cada um. Gostei muito da participação de alguns personagens secundários, mesmo que em aparições breves, foram muito bem construídos.

dois irmãos graphic4.jpg

Esse foi meu primeiro contato com a obra de Milton Hatoum, mesmo que tenha sido de forma indireta, mas espero em breve poder ler o livro original, e seus outros trabalhos. O livro também foi adaptado pela Globo para a televisão no início de 2017.

milton hatoum.jpg
O escritor Milton Hatoum em Manaus

Um curiosidade sobre a Graphic Novel é que os autores Fábio Moon e Gabriel Bá, são irmãos gêmeos e juntos ganharam o Prêmio Eisner em 2016, na categoria “Melhor Adaptação”.

fotoaa.jpg
Os irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá (qual é qual?)

Espero que todos tenham a oportunidade de ler essa obra incrível, e aos que já leram, deixem nos comentários suas impressões. Até a próxima!

Ainda não leu o livro Dois Irmãos?

Ainda não leu a Graphic Novel Dois Irmãos?

Site do escritor Milton Hatoum:

http://www.miltonhatoum.com.br/

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Muito boa a sua resenha!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s