Livros: Quando desapegar?

ebb9466c50071273eadfa584e32627c2

Essa semana me mudei de apartamento, e apesar de ter uma coleção de livros com pouco mais de 170 livros e mais uns 40 mangás, senti o peso de ter que carregar pilhas e mais pilhas. Ao reorganizar a estante, percebi que existiam livros que nunca li (mais ou menos uns 9) e alguns que não pretendo ler novamente (por vários motivos, mas principalmente por não ter gostado da leitura). Então me veio a ideia de separar esses livros para doação, troca etc.

Sei que muitos de vocês já devem estar pensando que a coleção é muito preciosa para ser desfeita, não quero obrigar ninguém a se desfazer do seu tesouro. Acompanho canais literários no Youtube e alguns blogs e vejo que na verdade a maioria prefere ter quantidade de livros, ao invés de qualidade. Existem coleções como os livros da escritora J.K.Rowling, Agatha Christie ou até mesmo Stephen King e quadrinhos do Mauricio de Sousa que pretendo manter, dentre outros livros e quadrinhos que gostei da leitura e pretendo reler. Meu gosto de leitura mudou muito, por exemplo, antes gostava dos livros do Paulo Coelho, hoje em dia não mais, posso citar outros exemplos como Crepúsculo e outros.

Então separei tudo que estava na estante, mas que não fazia mais parte da minha vida e troquei, vendi e alguns eu doei. Posso dizer que não morri, e além de ter liberado um espaço precioso para novos livros, ainda penso que os livros que não fazem mais sentido para mim, podem fazer para outras pessoas.

Um bom termômetro para saber se você deve parar de comprar por um tempo, é a quantidade da pilha de livros que você ainda não leu. Se a pilha só aumenta, e você não tem tempo para ler tantos livros, então a compra está sendo mais importante do que a leitura em si.

E para finalizar, como sei que muitos terão dificuldade em praticar o desapego, proponho o seguinte: Escolha um livro, somente um, da sua estante que você não vá mais ler, ou que não gostou da leitura e dê esse livro de presente para alguém, assim você começa a praticar o desapego e ainda incentiva a leitura de outra pessoa.

Deixem nos comentários suas experiências e até a próxima.

Você pode gostar de ler:

https://antoniopimentablog.wordpress.com/2017/01/12/o-vazio-de-uma-estante-cheia/

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Tiago Masutti disse:

    Eu não tenho uma grande coleção de livros e ultimamente estou buscando mais livros na biblioteca pública. Além de ser um hábito bacana, frequentar a biblioteca faz a gente economizar um bom dinheiro em compras! 😉

    Curtido por 1 pessoa

    1. Descobri meus autores favoritos através de indicações da biblioteca do colégio em que fiz o ensino médio. Tive oportunidade de ler Agatha Christie, Poe, Arthur Conan Doyle, Stephen King e muitos outros.

      Curtir

      1. Tiago Masutti disse:

        Na minha época de colégio havia a Coleção Vagalume! Comecei a ler obras mais clássicas já quase entrando na faculdade, com Garcia Marquez e Dante… 😉

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s