De quem é a culpa afinal?

O livro A Culpa das Estrelas já está circulando desde 2012, acredito que muitos de vocês já devem ter lido, ou assistido o filme de mesmo nome. Primeiro pensei em não fazer resenha do livro aqui no blog, pois imaginava que seria mais como um desabafo de ter tido que lidar com o Câncer, e não a opinião se o livro é bom ou não. Deixo o julgamento a vocês.

the-fault-6.png
Hazel e Augustus

Sinopse do livro:

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

61oIS8ewc9L.jpg

Já passei pela experiência de perder alguém muito próximo para o Câncer. É terrível, é brutal e nunca estamos preparados. Alguns anos atrás minha mãe também foi diagnosticada com câncer e o fantasma da perda voltou a me assombrar. Minha mãe realizou o tratamento e conseguiu se recuperar. Quando li “A Culpa é das Estrelas” o livro me emocionou (talvez um pouco mais do que o normal) por entender o que os personagens estavam sentindo.

Hazel e Augustus são na verdade uma representação de outras pessoas que já passaram pela mesma situação, seja como pacientes em tratamento ou acompanhando pessoas queridas nesse difícil processo. Vou um pouco além, precisamos encarar situações que nem sempre estamos preparados: a morte, problemas financeiros, término de relacionamentos, problemas familiares etc. Como estamos lidando com essas situações? Alguma podem ser resolvidas, outras não.

Uma grande lição que tirei na vida (e talvez você tire lendo o livro) é que não devemos passar nossa vida pensando no fim, um dia ele virá para todos nós. (Isso é spoiler?) Agora o que fazemos durante esse período está inteiramente em nossas mãos. Algumas pessoas tendem a pensar que a vida vai acontecer no futuro. A vida já está acontecendo agora! Quando me deparei com a situação da minha mãe com câncer e com sua saúde muito debilitada, decidi que faria cada dia valer a pena. Esperamos pelo momento certo para dizer “Eu te amo” ou para fazer algo, mas talvez esse momento nunca chegue. Você pode mudar isso!

Ou você pode culpar as estrelas.

the-fault-in-our-stars-hazel-wallpaper-1.jpg
Hazel e Augustus

Ainda não leu A Culpa É das Estrelas?

E recomendo outro livro para vocês:

A Estrela que Nunca Vai Se Apagar

Sinopse do livro:

Diagnosticada com câncer da tireoide aos doze anos, Esther Grace Earl era uma adolescente talentosa e cheia de vida. Fazendo jus ao nome, que em persa significa “estrela”, ela marcou todos em seu caminho com sua generosidade, esperança e altruísmo enquanto enfrentava com graciosidade o desgaste físico e mental causado pela doença. Filha, irmã e amiga divertida, alto-astral e inspiradora,Esther faleceu em 2010, logo após completar dezesseis anos, mas não sem antes servir de inspiração para milhares de pessoas por meio de seu vlog e dos diversos grupos on-line de que fazia parte.

A estrela que nunca vai se apagar é uma biografia única, que reúne trechos de diários, textos de ficção, cartas e desenhos de Esther . Fotografias e relatos da família e de amigos ajudam a contar a história dessa menina inteligente, astuta e encantadora cujos carisma e força inspiraram o aclamado autor John Green a dedicar a ela sua obra best-seller A culpa é das estrelas.

“Eu não teria escrito A culpa é das estrelas se não tivesse conhecido a Esther. Cada palavra daquele livro dependeu dela.”

John Green

Quer ler A Estrela que Nunca Vai Se Apagar ?

Ah. não se esqueçam de se inscrever no blog e até a próxima!

https://www.instagram.com/antoniopimenta86/

https://www.facebook.com/antoniopimentablog/

4f293d942f9f17b77200dedb5d3a7d65.jpg
“A dor precisa ser sentida”
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s