5 dicas para blogueiros iniciantes ou relutantes

5 dicas para blogueiros iniciantes ou relutantes

ae754f217310eb169c85cf7bb8993575

1. Foto de livro, gato, cachorro ou selfie?

Uma vez me perguntaram sobre o equilíbrio entre postagens de fotos pessoais em um blog ou rede social literária. Lembro que falei que fotos com capas de livros, sejam elas bem tiradas ou não, estão aos montes. Agora pense no conjunto, uma foto bem tirada, você, seu livro ou filme, seu cachorro ou gato, são muitos fatores. Lembre que a rede social é sua, então primeiro se sinta bem com o que você está postando. Se você agradar somente a “audiência” e não a si, qual a graça? Segundo e não menos importante, é saber o que agrada as pessoas que visitam seu blog (ou rede social). Um bom teste é ver suas fotos, se alguma teve muito engajamento, provavelmente é o tipo de postagem que as pessoas querem ver. Agora se você não teve resultado com uma foto ou publicação (e isso já virou um padrão) repense se é viável continuar.

Selfie-Cat-Mannie-2.jpg

2. Com muitos seguidores vem muitas responsabilidades

É inevitável comparar número de seguidores, mas a quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Conheço ótimos canais no Youtube, que são pouco badalados, mas dão um show de resenhas, enquanto outros com tantos k’s realmente são uma piada. Aos que estão começando, se você produz um conteúdo legal, criativo, divulga bem nas suas redes sociais e ainda sabe utilizar parcerias, então é questão de tempo para você crescer. Lembram-se do que o tio do Peter Parker disse a ele? “Com muitos seguidores vem muitas responsabilidades.” Pelo menos teria dito, se ele fosse blogueiro e não super-herói. Quando mais o seu blog ou rede social cresce, maior será a pressão das pessoas que acompanham, seja por mais conteúdo, por maior qualidade e também pressões de outros blogs.

61yJKZIJqjL.jpg

3. Heavy Metal Disney

Mudanças bruscas no foco do blog podem fazer você perder público. Notem que não estou dizendo que você não deve tentar coisas novas, mas se você já possui pessoas interessadas em acompanhar determinados assuntos, e muda o foco bruscamente, algumas podem deixar de achar seu conteúdo interessante. Ao mesmo tempo outras podem passar a acompanhar o que você está produzindo de novo. Uma dica: Faça uma postagem como teste, veja a reação, comentários, engajamento. Não agradou ao público? Ou você muda o assunto, ou convence ao público a gostar do que você está propondo, você se garante?

9321272d753651ec606a130e0e1fd2da.jpg

4. Pessoas gostam de Crepúsculo

Nada do que eu escrevi aqui é uma verdade absoluta, isso que é legal em você poder criar seu próprio conteúdo, você coloca sua opinião, existem pessoas que amam um determinado livro, filme, série, pessoa, lugar, outras que odeiam (com ou sem motivos). O mais importante é você poder compartilhar suas ideias (se forem suas) e encontrar pessoas que talvez tenham pensamento parecido com o seu. Quando encontrar as que têm o pensamento diferente do seu, ai será uma chance de você aprender novos pontos de vista, sem esquecer o respeito, mesmo que a pessoa que tenha a opinião contrária e não demonstre respeito por você. Consegue entender e respeitar o gosto do outro? Seja ele qual for?

tumblr_mdv0qsOsNf1r1pqo9o1_500

5. Unicórnio ou cavalo?

Para finalizar essa rodada de dicas, pois terão outras em breve (se vocês quiserem claro), lembre-se que existe vida fora da rede social, então uma hora você terá que lidar com o público, seja em eventos, na rua, ou em qualquer lugar. Enquanto na rede você edita, corta, embeleza, regrava, na vida real você às vezes só tem uma chance. Não se esqueça de ser educado, trate bem quem é famoso, quem não é, quem tem blog, ou quem não tem. Sorrisos amarelos em redes sociais, não atraem amizades, seguidores ou parcerias de quem você já tratou mal ou menosprezou pessoalmente. E já imaginou se o blog mal editado que começou depois de você um dia lhe passar? O Sucesso não dura para sempre, mas o carinho, amizades verdadeiras, momentos felizes e conquistas suas e em conjunto, são coisas que ninguém pode lhe tirar. Pense nisso.

horse02.JPG

 Confira abaixo no novo Kindle!71jw5IILc-L._SL1000_.jpg

Quer saber mais sobre o Kindle Oasis à prova d’água?

Ah, não esqueça de seguir o blog:

https://www.instagram.com/antoniopimenta86/

https://www.facebook.com/antoniopimentablog/

http://www.youtube.com/c/AntonioPimenta

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Daniela Mara Marinho disse:

    Foi um pouco difícil pra mim aceitar a ideia de blog, mas um dia minha namorada chegou, colocamos a ideia no papel e surgiu. Tivemos muitos altos e baixos, mas seguimos forte.

    Curtir

    1. Oi Dani, existe um grande aprendizado com os altos e baixos do blog. Espero que continuem fazendo um ótimo trabalho e que acima de tudo seja algo prazeroso e divertido para vocês.

      Curtir

  2. Ellen disse:

    Adoro essa selfie dos pets, hahaha. Muito legal o incentivo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ellen, o Brício bem que poderia ter um blog. Seria um dos maiores sucessos no mundo dos pets! 😀

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s