Existe melhor sensação do que entrar em uma rede social e ver que você receber bons likes ou corações por algo que você postou?
-Existe!
Desde muito antes de começar a produzir conteúdo para a internet, já entendia a importância de prestigiar o trabalho das pessoas. Quando você escreve e grava uma música, por exemplo, quanto mais as pessoas derem um feedback, melhor para o seu trabalho. Um artista, escritor, youtuber ou blogueiro, dependem de uma resposta do público. E quando a resposta não vem?
Isso pode causar um sentimento de desgosto tão grande, que em alguns casos, perdemos um blogueiro ou escritora ou mesmo um músico. Não me refiro somente a distribuir “joinhas” e “corações” nas redes sociais, mas muito além. Precisamos exercitar nossa empatia. Uma hora do dia que tiro para acompanhar o trabalho dos outros, além de ajudar acaba me ajudando e me ensinando muitas coisas.
Em quase dois anos de blog, já tive a oportunidade de fazer algumas parcerias, trocar experiências com diversas pessoas e aprender muito sobre as relações entre as pessoas. Quantas vezes vemos nossos colegas, precisando pedir (com muito esforço) para que seus trabalhos sejam prestigiados? Eu presto atenção maior para os que estão começando, pois devido a falta de maturidade profissional (e as vezes pessoal) podem acabar desistindo com mais facilidade.
Quem são as pessoas que curtem, comentam e compartilham o conteúdo que você está produzindo? Vocês fazem a mesma coisa em troca? Se não fazem, repensem. Se já fazem o mesmo, façam mais. Digo isso por experiência própria. Algumas das melhores ideias que já tive, ocorreram em momentos que estava ajudando outras pessoas. Se não tivesse feito, não as teria tido.
Espero que quando vocês verem nas redes sociais que um livro está gratuito, tirem 30 segundos do seu tempo para fazer o download. Quando for possível, leiam, compartilhem suas impressões. Isso valoriza o artista e ao mesmo tempo ajuda a lhe tornar uma pessoa melhor.
Prestigiar o trabalho do outro não faz o seu trabalho ser pior, pelo contrário, pode fornecer insights valiosos!
Compartilhar o seu trabalho é bom. Compartilhar o trabalho de outras pessoas, além de ajudar no crescimento delas, mostra que você sabe que ela passa pelos mesmos problemas que você, e depende muitas vezes da venda desse trabalho para sobreviver.
Não posso deixar de comentar, mas o número de pessoas que ajudam a divulgar o meu trabalho (seja compartilhando, comprando, ou mesmo conversando comigo) é reduzido, apesar de ter aumentando nos últimos tempos. A todos que dedicam um pouco de tempo para apoiar o meu trabalho e o dos outros, o meu muito obrigado.
Abaixo algumas perguntas para reflexão:
1. Quando foi a última vez que você compartilhou o trabalho de outra pessoa?
2. Quando foi a última vez que você dedicou um pouco de tempo para prestigiar (seja lendo, ouvindo, assistindo etc) o conteúdo produzido por outro blog, escritor ou youtuber?
3. Você entende que o trabalho do outro é tão importante quanto o seu?
E por fim:
4. Que tal começar hoje mesmo a fazer isso?
Nada de desculpas, se falta tempo para você acompanhar o trabalho das pessoas, provavelmente vai faltar tempo para aqueles que iriam acompanhar o seu.
Para dever de casa:
https://www.facebook.com/antoniopimentablog/
https://www.instagram.com/antoniopimenta86/
Até a próxima!
Belo post! São bons exemplos a serem seguidos.
Abraço.
CurtirCurtir
Diversas verdades. Tem tanta gente boa nesse mundão que acaba desistindo de seus sonhos de ser escritor, músico, artista de uma forma geral pela falta de empatia do próximo com relação ao seu trabalho.
Muito bacana se post, Antonio. Aproveitei pra te seguir no insta também e dei uma passada na amazon e vi alguns comentários bem bacanas com relação ao seu novo livro do cãozinho!
Sucessos cara!
CurtirCurtido por 1 pessoa