Após a saga da Fenix Negra, em que a Jean Grey morre e Ciclope deixa a equipe para reorganizar a suas vida, acompanhamos a chegada de Kitty Pryde que se junta aos X-men para aprender mais sobre seus poderes. Ela terá um papel de destaque nos acontecimentos a seguir. Além disso um mutante chamado Blob, escapa da prisão e se junta a um grupo chamado Irmandade de Mutantes.
A história foi escrita em 1981 por Chris Claremont e desenhada por John Byrnee, publicada nas edições #141 e #142 de Uncanny X-Men. Na trama acompanhamos acontecimentos do futuro, o ano é 2013 e o Sentinelas dominaram o mundo, a sociedade foi dividida e em humanos e mutantes, muitos já foram mortos. Os mutantes sobreviventes estão em campos de concentração, em que não podem utilizar os seus poderes. Dentro os mortos estão: Ciclope, Fera, Quarteto Fantástico, Professor Xavier, Homem-Aranha e muitos outros.
Acompanhamos uma Kitty Pryde já adulta, em meio aos escombros da sociedade, ela e Wolverine elaboram um plano para conseguir escapar do campo de concentração. Agora para onde se escapa, quando o futuro já foi totalmente destruído?
Juntos com Colossus, Rachel, Tempestade e Franklin Richards irão colocar o plano em prática. Eles são todos liderados por Magneto, já bastante idoso. Tendo se livrado do colar que inibia seus poderes, Rachel consegue usar a telepatia para enviar Kitty Pryde para o passado (Sim, no filme o Wolverine que volta). O retorno acontece com a mente dela, então no ano de 1980, enquanto ela participava de um treinamento com os seus colegas na mansão Xavier, a mente de Kitty do futuro agora está no corpo da jovem do passado. Após se emocionar com o reencontro de vários amigos que haviam sido mortos.
Kitty explica que veio do futuro, e que precisava alertar a todos que hoje mesmo, a irmandade dos mutantes tentaria assassinar um candidato a presidência dos Estados Unidos. Os eventos desencadeados pelo assassinato, seriam responsáveis por gerar um sentimento de ódio em relação a todos os mutantes, o que resultaria na sua perseguição e depois extermínio.
Quando os Sentinelas são ativados, eles tomam o poder para si e começam a caçar não somente os mutantes, mas a todos os seres humanos. A missão de evitar que todo esse futuro horrível acontecesse, recai em Kitty e seus amigos, tanto os mutantes de 1980, que partem para salvar a vida do candidato a presidência, quanto aqueles que ficaram no futuro, que precisam defender Kitty e Rachel de um ataque fatal dos Sentinelas.
Sem dúvida uma das melhores histórias dos mutantes, e apesar de sido escrita no início dos anos 80, continua muito atual, recomendo a leitura a todos!
Utilize os links abaixo:
X-men: A Saga da Fênix Negra
X-men: Dias De Um Futuro Esquecido
X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido
Gostou? Compartilhe e acompanhe outras publicações nas redes sociais: