Sinopse
Carrie, a estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.
Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.
Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais. Agora, a nova versão cinematográfica, lançada em dezembro de 2013, é estrelada por Julianne Moore e Chloë Moretez.
Resenha
O livro é um marco na literatura de terror, e foi o primeiro publicado por Stephen King. O enredo é simples, e apesar de já ter passado mais de 40 anos da sua publicação, o tema apresentado no livro ainda é bastante atual. Bullying escolar, relação tumultuosa entre pais e filhos, além de fanatismo religioso.
Comparado a outros livros de King o livro é relativamente curto. O livro alterna entre momentos de narração dos fatos a cartas e outros documentos referentes aos acontecimentos. Quando li pela primeira vez, o livro não entrou na minha lista de melhores livros do King, mas após duas outras leituras, e levando em consideração que na época King era um jovem escritor, o livro finalmente me ganhou. Os documentos apresentados, complementam a leitura, dando um ar de veracidade ao ocorrido.
O que me causou mais medo na leitura, foi a mãe de Carrie, a fanática religiosa Margaret White. Em diversas ocasiões ela cita trechos da Bíblia, totalmente fora de contexto, dando um ar sombrio a personagem. A relação entre ela e a filha é difícil, e piora de vez quando Carrie é convida para o baile da escola.
Um livro obrigatório para os fãs de terror / suspense e que não pode faltar na estante e na coleção de livros livros do Stephen King.
Dentre as adaptações feitas, a que eu mais gosto é a de Brian de Palma, apesar de ter um leve toque de filme B, é um clássico responsável por algumas das cenas mais icônicas do cinema.
Trechos
“-Vermelho – murmurou mamãe. – Eu devia saber que seria vermelho.
Carrie ficou calada.
-Estou vendo seus travesseirosimundos. Todo mundo mundo vai ver. Vai ficar olhando para o seu corpo. O livro diz…
-São os meus peitos mãe. Toda mulher tem.
-Tire esse vestido – disse mamãe
-Não
-Tire, Carrie. Vamos lá embaixo juntas queimá-lo no incinerador e rezar pedindo perdão.”
-Páginas 103 e 104-
Informações Técnicas
Título: Carrie, A Estranha
Autor: Stephen King
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
ISBN: 9788581052007
Lançamento: 04/11/2013 (1974 no original)
Formato: 16 x 23
Número de Páginas: 200
Links para comprar os livros do Stephen King:
Carrie, a Estranha – Stephen King
Meu deus! Tomei um baita susto com essa foto da Carrie
CurtirCurtido por 1 pessoa
Susto! rsrs
CurtirCurtir
Gostei
CurtirCurtido por 1 pessoa