Paixão: Guia para Leigos

Alguma vez você já se apaixonou?

Recebi algumas mensagens de pessoas pedindo para fazer um post relacionado ao dia dos namorados. Para aqueles que estão apaixonados, namorando, solteiros, ou revoltados, essa postagem é para vocês.

A primeira coisa que me veio a mente foi a peça de Shakespeare “Sonho de uma Noite de Verão”. Imaginei o Inglês rabiscando em seu papel com uma pena e tinta, com sorriso nos lábios enquanto em sua mente Lisandro amava Hérmia, que era amada por Demétrio, que por sua vez era o amado de Helena, mas certa noite (não darei todos os detalhes) Demétrio ama Helena, que é amada por Lisandro que por sua vez acaba sendo amado por Hérmia. Confuso? Ainda não falei de Titânia, que se apaixona por um homem com cabeça de burro (não se ofendam). Imagino se Shakespeare sabia que sua obra além de famosa, teria algo de profética e irônica.

midsummer-nights-dream-006
A atriz Judi Dench no papel de Titânia, apaixonada por um burro, na peça Sonho de uma Noite de Verão

Alguém já pode estar se perguntando “no título dizia que seria um guia, cadê o guia?”

tinman1.jpg

Mais uma vez vou recorrer a um personagem, o Homem de Lata de O Mágico de Oz. Para aqueles que não sabem, ele é um dos companheiros da garota Dorothy (além do Leão, do Espantalho e o cachorro Totó) e que desejam fazer pedidos ao grande Oz, o desejo do homem de lata é ter um coração. Em diversos momentos o Homem de lata se mostra o mais emotivo do grupo, chora, e acaba até enferrujando (Se ainda não leram, leiam!). Muitas pessoas pensam que são feitas de lata, e que lá dentro não existe um coração, para quem já viu o filme (pelo menos) sabe que as vezes o que buscamos já está bem ao nosso alcance. O que falta para você descobrir isso em você?

tinmanheart.jpg
“Se ao menos eu tivesse um coração”

Muitos tentam descrever as sensações que se passam com aqueles que estão apaixonados, existem alguns fatores que são físicos, para outros a paixão e o amor são conceitos que devem ser entendidos ou até mesmo os que buscam a resposta (ou a pergunta) nas estrelas, em cartas, aplicativos ou em diversas outras fontes (cupido tem boa pontaria, mas tire o colete a prova de flechas).  Seria a paixão um ponto a ser atingido ou um caminho? Estaria o amor no coração ou no cérebro?

 

tumblr_m1u95cp2rv1qzhhi9o1_500.gif

Lembro que quando criança assistia desenhos e via o gambá Pepe le Pew correndo atrás de uma gata, que havia se sujado de tinta, e ele a via como uma gambá. Ele corria tranquilamente atrás dela, enquanto ela fugia desesperada. As vezes temos medo de deixar nos apaixonar, aqui não listarei os motivos (senão acaba a memória do blog) mas fica uma dica para você dar uma chance para o gambá.

tumblr_od8ni7s87q1s2wio8o1_500.gif

Para finalizar, acho que temos uma ideia de que o amor é como nos filmes da Disney, você é perfeito, encontra a pessoa perfeita, passam por algumas dificuldades, mas o amor vence tudo no final e o final é feliz e para sempre! O que acontece com os príncipes e princesas quando passam por dificuldades, quando o beijo já não acorda, ou quando temos vontade de comer outra maçã envenenada? A vida acontece. Não somos perfeitos, mas buscamos pessoas perfeitas, e um final feliz. Temos que aprender que depois de um dia triste, poderá vir um dia feliz, e outro triste. Assim acontece com a paixão, com o amor e outras coisas na nossa vida. Quem realmente está disposta a percorrer a estrada de tijolos amarelos com você?

Espero que os homens e mulheres de lata encontrem um coração.

https://www.instagram.com/antoniopimenta86/

https://www.facebook.com/antoniopimentablog/

PicPay: antoniopimenta86

Livros citados:

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s