Beowulf pelo Pipoca & Nanquim

Beowulf – Volume Único Exclusivo Amazon

91tSq8c9OdL

Santiago García e David Rubín uniram os seus talentos para recriar a lenda de BEOWULF, um poema épico que, passado de geração a geração, perdura há mais de mil anos e tornou-se parte fundamental e um dos pilares da literatura inglesa, inspirando centenas de autores, entre os quais cabe destacar J. R. R. Tolkien e Neil Gaiman. BEOWULF narra a história de um herói escandinavo em terras que viriam a se tornar o que hoje conhecemos como Dinamarca e Suécia. Um terrível monstro chamado Grendel tem atacado o reino dos daneses por doze anos, devorando homens e mulheres, até que Beowulf chega para salvá-los, em busca de glória eterna para seu nome. García capta o tom e os detalhes mais importantes do milenar poema e entrega um roteiro impecável para o desenhista David Rubín brilhar com sua arte e narrativa poderosíssimas, provando ser um dos quadrinistas mais vigorosos desta geração. A dupla de espanhóis segue fielmente o argumento e a estrutura em três atos da história original, mas imprimem sua marca e a transformam em um quadrinho épico com perspectiva contemporânea. A edição da editora Pipoca & Nanquim traz a graphic novel completa acompanhada de textos extras, em grande formato (21 x 30 cm), capa dura com verniz localizado e papel couché colorido de alta gramatura.

91CXRwnJINL91Y4wDmVnLL91RLj14yqCL916AoUCDBGL81hS1BndUcL

Santiago García é roteirista de quadrinhos e escreve sobre eles há mais de vinte anos. Formado em Jornalismo e em História da Arte, colaborou com a seção de quadrinhos do ABCD las artes y las letras, o suplemento cultural do jornal ABC. Também fez parte da equipe fundadora das revistas especializadas U e Volumen e é autor do livro A Novela Gráfica (lançado no Brasil em 2012, pela Martins Fontes). Como roteirista, colaborou com desenhistas como Pepo Pérez (El Vecino, 2004-2009), Manel Fontdevila (Tengo Hambre, 2005), Javier Peinado (La Tempestad, 2008), David Rubín (Beowulf, 2013) e Javier Olivares (El Extraño Caso del Doctor Jekyll y Mister Hyde, 2009; Las Meninas, 2014). Coordenou a antologia de quadrinhos Panorama: La Novela Gráfica Española Hoy (2013) e o compilado de ensaios Supercómic: Mutaciones de la Novela Gráfica Contemporânea (2013). David Rubín estudou desenho gráfico e se lançou ao mundo dos quadrinhos, animações e ilustração. Com sua primeira grande obra, El Circo del Desaliento (2005), foi nomeado Autor Revelação no Salão Internacional de Quadrinhos de Barcelona, em 2006. A graphic novel seguinte, La Tetería del Oso Malayo (2006), também recebeu quatro indicações, em 2007. Na sequência, lançou Cuaderno de Tormenta (2008), codirigiu a animação Espíritu del Bosque (2008) e adaptou para os quadrinhos Romeo e Julieta (2008), de William Shakespeare. Rubín ilustrou os contos de Solomon Kane, de Robert Howard, e atualizou o mito de Hércules em El Héroe (2011-2012). Incansável, adaptou o poema Beowulf (2013), com Santiago García, e desenhou dois spin-off de Bom de Briga, de Paul Pope: The Rise of Aurora West (2014) e The Fall of the House of West (2015). Ao lado de Miguelanxo Prado produziu Miguel EN Cervantes: El Retablo de las Maravillas (2015) e em 2016 começou a publicar Ether, com Matt Kindt, pela Image Comics. Em 2018 foi nomeado a quatro Prêmios Eisner: Melhor Colorista, Melhor Desenhista, Melhor Série (Black Hammer) e Melhor Adaptação (Beowulf).

91xQquW-Y1L91p8BfGsvAL8139xE2HQLL81aNUelaCeL812Zwi84R-L9191Ue1TPRL

Quer ler Beowulf – Volume Único Exclusivo Amazon? Clique aqui.

Conheça também:

Beowulf por J.R.R. Tolkien

819GPXcscfL.jpg

A tradução do Beowulf – poema épico anglo-saxão, escrito entre 700 e 750 d.C. -, por J.R.R. Tolkien, foi uma obra precoce, muito peculiar a seu modo, completada em 1926; mais tarde ele retornou a ela para fazer correções apressadas, mas parece jamais ter considerado sua publicação. Esta edição é dupla, pois existe um comentário esclarecedor sobre o texto do poema pelo próprio tradutor [Tolkien], na transcrição de uma série de conferências proferidas em Oxford na década de 1930. Da atenção criativa dada por Tolkien aos detalhes, nessas conferências, surge um sentido de objetividade e de clareza em sua visão. É como se ele penetrasse no passado imaginado: postando-se junto a Beowulf e seus homens, sacudindo as cotas de malha ao aportarem com seu navio na costa da Dinamarca; escutando a crescente ira de Beowulf diante do desafio de Unferth; ou erguendo os olhos com espanto para a terrível mão de Grendel suspensa sob o telhado de Heorot. Esta edição traz ainda Sellic Spell, um “conto maravilhoso”, uma história escrita por Tolkien que sugere quais poderiam ter sido a forma e o estilo de um conto folclórico sobre Beowulf em inglês antigo, em que não havia uma associação com as “lendas históricas” dos reinos setentrionais.

Acompanhe outros posts nas redes sociais:

https://www.facebook.com/antoniopimentablog/

https://www.instagram.com/antoniopimenta86/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s