5 lições de amizade que aprendemos com Dobby

Tradução livre do texto publicado no site Pottermore, link do texto original no final do post!

Harry, Rony e Hermione foram ajudados no caminho para lutar contra Voldemort por um bando de amigos leais, mas sem dúvida nenhum mais dedicado do que Dobby.

Dobby_PM_B2C18M2_DobbyHoldingFreedomSock_Moment.jpg

O corajoso elfo doméstico pode ter sido um pesadelo às vezes – redecorar a cozinha dos Dursleys com bolo, esconder a correspondência pessoal de Harry e quase expulsá-lo não era o ideal – mas você não pode dizer que ele nunca foi um grande amigo. .

Apesar de não tolerarmos a violência a partir de sobremesas ou de bater a cabeça repetidamente com uma lâmpada, podemos todos olhar para Dobby para uma lição de como ser um bom amigo.

Então, o que o mais corajoso elfo doméstico do mundo dos bruxos nos ensinou sobre amizade?

Às vezes você pode ser duro ao demonstrar seu amor

Concordar com seus amigos e apoiá-los é muito bom, mas às vezes o que eles querem não é o que eles precisam. Os métodos de Dobby de manter Harry fora de Hogwarts na Câmara Secreta talvez não fossem uma boa ideia (veja o já mencionado bolo caindo), mas ele tinha grandes intenções.

Enquanto tudo o que Harry queria era voltar para a escola, Dobby sabia que era um lugar perigoso e seria mais seguro, ainda que mais miserável, ficar na casa dos Dursleys. Ele também sabia que teria que ser duro e fazer coisas impopulares para que isso acontecesse.

Dobby_WB_F2_DobbyAndHarryInHospitalWing_Still_080615_Land.jpg

Ajude seus companheiros em sua hora de necessidade

Um bom amigo fará de tudo para ajudar seu amigo, seja sentado até as quatro da manhã falando sobre um encontro ruim, pegando-o no aeroporto ou roubando Guelricho do estoque particular de um professor para ajudá-lo a respirar embaixo d’água.

No momento em que Dobby ouviu o falso Olho-Tonto Moody falar sobre as propriedades de guelricho, ele saiu correndo para roubar do estoque de Snape para que Harry não falhasse em sua segunda tarefa no Torneio Tribruxo, mesmo que se fosse pego provavelmente o teria demitido.

Não estamos sugerindo afanar nada para seus amigos, mas vocês entenderam. Dobby faria qualquer coisa para ser um bom amigo.

Apoie seus amigos

Seja defendendo a honra do seu amigo em frente ao valentão da escola ou criticando um namorado ou namorada por incomodá-lo, defender seus companheiros pode ser estressante.

Dobby estava tão comprometido em defender Harry que enfrentou o intimidador Lúcio Malfoy logo após ser libertado da servidão.

Usando magia em um mago muito mais alto do que ele deve ter sido aterrorizante, ainda assim Dobby fez tudo em seu poder para impedir Malfoy de machucar Harry.

tumblr_nwy5s4dxgm1sfmnojo1_500.gif

Mantenha seus segredos

Nós todos sabemos que Dobby teve problemas em não deixar as coisas escaparem, mas ele sabia quando cobrir seus amigos em seus momentos embaraçosos.

A colega elfa doméstica Winky ficou devastada por ter perdido o emprego com Bartô Crouch e caiu na bebida em Hogwarts. Para poupá-la de algum embaraço, Dobby a levava para a Sala Precisa quando ela tinha bebido demais e tentava manter seu ânimo naqueles momentos sombrios.

Então talvez devêssemos aprender uma lição de Dobby e não colocar no Facebook aquelas fotos do seu amigo caindo em uma festa.

Nunca deixe ninguém machucar aqueles que você ama

Nenhum de nós jamais quer que nossos amigos sejam feridos, mas Dobby estava disposto a se colocar em perigo para salvar seus amigos. Em Relíquias da Morte , Dobby se jogou entre Bellatrix Lestrange e Harry, anunciando: “Dobby veio para salvar Harry Potter e seus amigos”.

Sua devoção inabalável levou à morte dolorosa de Dobby, mas até o final ele era um amigo leal.

Agora, se você nos der licença, vamos chorar um pouco.

Dobby_WB_F2_DobbyAndHarryInBedroom_Illust_080615_Land.jpg

https://www.pottermore.com/features/5-friendship-lessons-we-learned-from-Dobby-the-house-elf

Complete sua coleção:

 

Dobby_WB_F2_DobbyClickingFingersCastingSpell_Still_080615_Land

Até a próxima!

https://www.facebook.com/antoniopimentablog/

https://www.instagram.com/antoniopimenta86/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s